quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Desenvolvendo a salvação

Efésios 2: 8 Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; 9 não de obras, para que ninguém se glorie. 10 Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.
Galátas 2: 16 sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, e sim mediante a fé em Cristo Jesus, também temos crido em Cristo Jesus, para que fôssemos justificados pela fé em Cristo e não por obras da lei, pois, por obras da lei, ninguém será justificado.



Uma coisa importante é sempre lembrar que a nossa salvação é feita mediante a fé em Jesus Cristo. Não é pelas suas obras.

Uma vez salvo, nosso Espírito se liga com o Espírito de Deus e é uma conversão imediata. Mas somos criação triuna de Deus. Somos alma e junta-se a isso, pelo intermédio de Deus, o Espírito (agora convertido) e o corpo físico. A alma e o copo não são convertidos imediatamente. Precisamos dar lugar ao Espírito e nos renovarmos constantemente. Veja:

Romanos 12: 1 Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. 2 E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

A nossa santificação tem que ocorrer. Nós temos que buscar a renovação de nossa mente. Só que será muito mais fácil para nós se ocorrer mais de dentro para fora do que de fora para dentro.

Quase sempre, quando nos convertemos ou entramos para a igreja, recebemos uma lista de coisas que temos que deixar de fazer em nossas vidas e essa lista geralmente é feita em cima do que os líderes pensam ser mais importante. Sabemos que não há diferenciação de pecados. Ou seja, pecados pequenos e pecados grandes. Mas há um consenso sobre o que mais impacta, apesar de não existir pecado menos importante.
Essa lista de recomendações tem que ser perseguida por nós para que consigamos conquistar a graça de Deus.
Isso é válido e tem que haver um caminho claro, determinação e busca. Mas, temos que ter em mente que a melhor mudança vem de dentro para fora. Ou seja, quando o Espírito Santo nos convence da mudança. Veja:

João 16: 8 Quando ele vier convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo:

Hoje temos várias áreas de nossas vidas que estão nas mãos do Senhor, ou seja, elas estão em conformidade com a vontade do Pai. Outras áreas parcialmente nas mãos do Senhor e outras ainda totalmente fora.


De forma simplista, podemos definir 3 situações diferentes:
A primeira é aquela em que estamos alinhados com a vontade do Pai. Essa é a melhor delas, porque a sua vontade é a vontade do Pai. Neste caso não há sofrimento e o deixar de cometer um pecado se torna fácil.
A segunda é quando você faz o que o Pai quer, mas sua vontade é outra. Isso gera geralmente uma luta constante, aborrecimento constante, nós forçamos a barra, forçamos uma situação que não temos forças internas e assim cansamos muito. Isso desgasta mesmo! Mas temos que persistir.
A terceira é quando certas áreas não estão iluminadas pelo Senhor e também não fazemos a vontade Dele. Aí é a desgraça total. Fazemos o que desejamos em nossa alma e corpo físico, geralmente contrário a vontade do Pai.

Nós precisamos ser renovados pela transformação de nossas mentes. Conforme nós vamos amadurecendo vamos renovando. Como podemos fazer isso? Só conseguiremos isso pelo Espírito Santo em nossas vidas e o conhecimento da Palavra. O que temos que ter em mente é que o Senhor nos dá a arma para vencer, há realmente uma transformação e essa transformação vem com a presença do Pai em nossas vidas. Sem a presença do Pai em nossas vidas a luta para se conseguir vencer o pecado é muito dura, porque teríamos que andar na lei do velho testamento e isso é impossível.
A transformação é iniciada na conversão e finaliza quando morremos. Nunca irá acabar porque não há homem, com exceção de Jesus Cristo, que tenha vencido a lei.

Tiago 2:10 Pois qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos.
Isso exige uma perfeição muito grande. Se você cometer um pequeno erro sequer, perde-se tudo.

Gálatas 2:16 sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, e sim mediante a fé em Cristo Jesus, também temos crido em Cristo Jesus, para que fôssemos justificados pela fé em Cristo e não por obras da lei, pois, por obras da lei, ninguém será justificado.

Vemos Paulo, que foi um exemplo tremendo, dizer que ele faz o que não quer, mas o que quer não faz.

Romanos 7: 19 Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço. 20 Mas, se eu faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, e sim o pecado que habita em mim.

Ou seja, Paulo em certas áreas era dominado. E quem era Paulo? Foi o apóstolo chamado por Jesus diretamente após a ressurreição. E nessas áreas a vontade de Paulo não era a vontade do Senhor. Apesar de a palavra afirmar que somos todos iguais, nem ouso me comparar com Paulo, ele foi chamado para se apóstolo diretamente por Jesus! Isso é o porquê que essa luta nunca terá fim em sua vida.
Isso pode ser pesado para nós, mas temos que crescer, temos que amadurecer.
Nós temos que entender que o reino de Deus é sério, apesar de nossa vida ser em grande alegria no Senhor.
A conversão de uma pessoa se dá num âmbito espiritual instantaneamente, mas em seu corpo físico e mente, gradativamente.
A conversão exige que você se renove a cada dia. Nós temos que ser preenchidos. Lugares antes que não havia luz, sejam iluminados agora. Vontades que tínhamos ontem sejam transformadas para as vontades de Deus.
É muito mais simples nós vivermos buscando o Senhor, assim fazendo que consigamos vencer mais facilmente a vida, do que forçarmos a mudança de fora para dentro.
Você sabe do que estou falando. Temos exemplos aqui e você é um deles. Saiba que muitas coisas ocorrem quando participamos de trabalhos na igreja onde entregamos nossas vidas para Jesus. Olhem as mudanças que ocorreram na vida dos casais que fizeram o “Casados para Sempre”. Olhe o que aconteceu com as pessoas que fizeram o “Encontro com Deus”. Saibam que vários param de fumar, beber, etc. Isso ocorreu como? Deus entrou, o vício saiu. As vontades foram alinhadas, a mente foi renovada, nosso corpo sentimental foi modificado, isso tudo porque deixamos o Senhor entrar e o que era difícil, impossível, foi alcançado.
Acima de tudo, temos que nos renovar pelo conhecimento da palavra. A fonte é a palavra.
Eu testemunho sempre que eu soube de minha conversão quando me aprofundei no conhecimento da palavra. Uma pessoa pode te falar, você é salvo, mas você não tem certeza se é salvo ou não. Vamos somente saber quando nos aprofundarmos em conhecimento.
Temos que ganhar intimidade com a palavra de Deus.

O desenvolvimento da salvação:

Filipenses 3: 12 Assim, pois, amados meus, como sempre obedecestes, não só na minha presença, porém, muito mais agora, na minha ausência, desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor; 13 porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade. 14 Fazei tudo sem murmurações nem contendas, 15 para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo, 16 preservando a palavra da vida, para que, no Dia de Cristo, eu me glorie de que não corri em vão, nem me esforcei inutilmente. 17 Entretanto, mesmo que seja eu oferecido por libação sobre o sacrifício e serviço da vossa fé, alegro-me e, com todos vós, me congratulo. 18 Assim, vós também, pela mesma razão, alegrai-vos e congratulai-vos comigo.

Temos que seguir fazendo, no Senhor, e não voltar atrás.

Como Cristo pode fazer o trabalho de Deus? Fez porque Deus estava em Cristo. Como nós podemos fazer o trabalho de Cristo, porque Cristo está em nós. Temos que ser dependentes em tudo. Acreditar em Cristo triunfador.

Santidade tem que ser buscada sim. Mas não se sinta indigno por causa do pecado que você já fez ou faz. Veja se você pode suportar o que vou dizer agora: O pré-requisito para você entrar no reino é ser pecador e não ser santo. Daí então desenvolver sua santidade.

Lucas 5: 32 Não vim chamar justos, e sim pecadores, ao arrependimento.

Liberdade não pode ser confundida com autonomia. Nós não fomos chamados para fazer o que é certo aos nossos olhos, fomos chamados para fazer o que é certo aos olhos de Deus.

Veja que maravilha:
1 Coríntios 1: 9 Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados à comunhão de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor.
Pode ter coisa mais maravilhosa que isso?
Quando Deus olha para você, Ele o vê limpo, sem pecados, porque como você está em Cristo é como se Cristo fosse um guarda-chuva em cima de sua vida. Somos salvos, redimidos e limpos do pecado por Cristo Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário